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Ansiedade

por Maria Helena Távora

Ansiedade: um fator presente em nosso cotidiano

A ansiedade social hoje em dia é uma das mais comuns; pois afeta todos os brasileiros, não importa a idade. Esse transtorno psicológico coloca em causa a funcionalidade de vida da pessoa. Por natureza somos seres sociais, necessitamos de pertencer a grupos, interagir, comunicarmo-nos, partilhar experiências e ideias, enfim tudo.

Os sintomas podem incluir mal humor, diminuição do interesse ou prazer nas atividades diárias, sono e problemas de apetite, fadiga, diminuição da concentração e sentimentos de inutilidade.

Devido a esses sintomas torna-se uma tortura constante que afeta o seu comportamento em situações sociais, que é extremamente frustrante.

Convivendo com o problema, podemos recorrer algumas medidas caseiras e individuais, que podem ajudar no processo de sua recuperação e a evitar o desencadeamento de sintomas. Como por exemplo:

  • Aproximar mais de pessoas com quem você se sinta confortável;
  • Entre para um grupo de apoio ou de amigas;
  • Exercite-se regularmente, para melhorar a qualidade de vida;
  • Durma horas suficientes para acordar no dia seguinte;
  • Faça algo que lhe dá prazer (exemplo: dançar, leitura, cinema, assistir TV, teatro, atividades voluntárias, entre outras);
  • A união com a família;
  • Manter o foco e não desanimar nunca;
  • Pensamentos positivos e sorria;
  • Nunca fique isolado, persista e insista com novas amizades;
  • Estabeleça suas prioridades;
  • Se ame mais e mais!

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8: 31 – 39.

Deus sempre está e estará intercedendo por nós é só acreditar e confiar.

Passo a passo eu acredito em você.